Uma perspectiva assembleiana sobre o calvinismo


Meus irmãos, a Paz do Senhor!

Neste domingo, estaremos estudando em nossa escola bíblica dominical, a lição 3 do 2º trimestre de 2020, com o tema “Eleição e Predestinação”.

Na ocasião estaremos abordando o tema em uma perspectiva assembleiana, com base em nossa Declaração de Fé e naquilo que a Assembléia de Deus tem como crença.

É sabido que existe um embate entre diferentes vieses teológico sobre este tema, e dentre estes vieses teológicos gostaria de, com sucintas palavras, abordar os principais pontos do Calvinismo, este, sendo o principal opositor daquilo que as Assembléias de Deus têm como regra de fé.

É de suma importância, estar atento com ensinos contrários aquilo que a Assembléia de Deus tem como crença, haja vista que, se você pertence à Assembléia de Deus, é coerente que siga aquilo que a mesma professa.

Sobre o calvinismo:

Sabemos que João Calvino (1509-1564), foi grandemente influenciado por Agostinho (354-430).

O conceito de Agostinho, que veio a influenciar Calvino, se dá em cima de severas criticas feita a Pelágio (360-420).

A verdade é que temos aqui dois extremos. De um lado temos Pelágio que deu ênfase exagerada a responsabilidade moral (livre arbítrio), do outro, Agostinho, que não apenas critica as ênfases de Pelágio como vai para o outro extremo da Graça salvadora.

Não quero me alongar nesse debate, muito menos tornar esse artigo cansativo, mas é necessário que seja dito que o principal influenciado de Calvino foi alguém que tenha um argumento extremista em cima de um assunto que a bíblia trata de maneira tão clara e objetiva.

Visto isso, elenquei os principais pontos do calvinismo, 7 pra ser mais exato, e logo abaixo deixo o posicionamento bíblico e assembleiano a respeito do assunto.

 

1) A total depravação:

“Não há livre arbítrio”

“O homem não tem fé nem consciência para escolher ser de Deus”

 

Vejamos o que Josué disse (Josué 24:15):

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Vejamos o que Paulo disse (1 Coríntios 1:21):

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Mais vamos ao nosso maior exemplo. Vejamos o que o nosso Senhor Jesus Cristo disse (João 3: 16-18):

16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Nosso mestre ainda complementa (Marcos 16:15,16)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Será que ainda existe duvidas depois de vermos os textos acima? Veja que todos são condicionais, ou seja, a escolha não esta nas mãos de Deus, ele manda pregar e diz o que acontece com quem crê e quem não crê.

 

2) A eleição incondicional:

“Deus escolheu alguns para serem salvos outros para serem condenados”

 

Vejamos o que Paulo disse: (1 Timóteo 2:4)

4 - Deus quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Como vimos no item anterior Jesus disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Para o calvinismo a palavra TODO ou TODOS não é para todos. Estranho não? Pois olhando o texto e seu contexto, percebemos claramente que Deus quer sim salvar TODOS os seres humanos, esse é o desejo do Senhor.

 

3) A expiação limitada:

“Deus envia o seu filho só para morrer pelos eleitos”

 

Se olharmos por essa perspectiva, Deus é culpado por uma parte dos seres humanos serem condenados.

Como Deus é culpado pela condenação sendo que ele quer que todos se salvem?

Entendo perfeitamente quando os tais dizem que o sangue de Cristo não pode ser derramado e seres humanos não aceitarem o seu sacrifício. Mais precisamos entender que para Deus não existe passado, presente e futuro, tudo para Deus é presente, ou seja, a dois mil anos atrás ele já sabia que eu iria aceita-lo e me elegeu, pois já sabia que eu o aceitaria.

Lembre-se, o nosso Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe de todas as coisas.

 

4) A graça irresistível:

“Os eleitos não podem resistir à oferta da graça”

 

Quantas vezes pregamos e a pessoa não recebe a Jesus. Depois de algum tempo, às vezes anos, acabam recebendo a Jesus como salvador.

Paulo é um exemplo disso (Atos 7:58 e 22:20).

Estevão pregava e ele não fez questão da pregação, na verdade consentia com a sua morte e ainda segurava suas vestes, depois de um tempo virou o maior pregador após Jesus Cristo. Será que a pregação de Estevão, mesmo a bíblia dizendo que ele era cheio do Espírito Santo não evidenciava a graça de salvadora de Jesus?

 

5) A perseverança dos santos:

“Uma vez salvo, salvo para sempre”

 

Nessa perspectiva, até Judas estaria salvo, pois o pecado não impede a salvação de ninguém.

Judas foi evangelizado por Jesus, instruído por Jesus e conviveu com Jesus, quer mais salvo do que esse? Porem alem de trair Jesus, ele suicidou-se levando-nos a entender que perdeu sua salvação.

Porem Jesus nos adverte (Mateus 24:12,13)

12 - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

13 - Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Ou seja, para nós assembleianos, não existe essa questão de uma vez salvo, salvo para sempre. Ficamos com o que o nosso Senhor Jesus nos instruiu que “aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo

 

6) Não há batismo no Espírito Santo com evidencia de falar em línguas

“Só na época dos apóstolos.”

 

Não apenas acreditamos como provamos de tais evidencias em nossos dias.

Jesus disse que “estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas” (Marcos 16:17).

Posteriormente Ele confirmou isso e ainda deixou mais sinais: (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

 

7) Não há mais Dons do Espírito Santo

“Só na época dos apóstolos.”

 

Em 1º Coríntios 12.1-12, Paulo fala acerca dos Dons do Espírito Santo. Nós não apenas acreditamos como provamos desses Dons. O que cabe a nós é buscá-los com afinco e usá-los com sabedoria e discernimento. Mais uma vez eu reforço as palavras de Jesus “E estes sinais seguirão aos que crerem” (Marcos 16:17).

Se os calvinistas não crêem, não é problema nosso, continuemos a nossa busca em nos encher do Espírito Santo cada dia mais, e na busca dos Dons do Espírito Santo.

 

Esse é apenas um pequeno artigo sobre essa questão tão debatida em nossos dias.

Espero ter trago a você uma base para que a partir de então você possa seguir buscando da parte do Senhor entendimento e esclarecimento, pois ele é poderoso para abrir a sua mente e te fazer entender mais de sua palavra.

Muitos são os que perguntam: o que você é? Calvinista, Arminiano, wesleyano, metodista? Costumo responder: Sou Biblico-Pentecostal, ou seja, busco minha inspiração e revelação das verdades na bíblia na perspectiva pentecostal.

Não estou aqui fazendo apologia a ignorância, só quero que você saiba que por mais que estude e leia livros a cerca desse assuntos e de outros, fique sempre com as escrituras, Paulo mesmo diz: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. Tenho certeza que se buscar de todo o seu coração, o Senhor nosso Deus te esclarecerá a sua santa e poderosa palavra.

Que o Senhor nosso Deus te abençoe poderosamente.

 

Por: Ev. Lucas Cruz

Abril de 2020