O Fundamento da igreja, Petra ou Petrus?


Sobre quem ou o que, esta a igreja fundada?

Quando falamos dos evangélicos em especial os assembleianos, acredito esta muito claro que a igreja esta fundamentada em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Mas não é difícil encontrar desatentos, que por não analisar o texto e muita das vezes busca informações em “lugares errados”, acabam tendo interpretações equivocadas sobre a Palavra de Deus, mesmo em um tema muito bem definido que é o fundamento da igreja.

Digo isso, pois no texto de Mateus 16:18 Jesus diz: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Podemos perceber pelos olhos da fé, que Cristo esta falando de si, na terceira pessoa, acerca dele ser a Pedra (rocha; gr. petra) fundamental sobre qual a igreja seria edificada.

Mesmo em meio essa concepção, não é difícil encontrarmos pessoas que acreditam que Cristo estabeleceu a Igreja sobre o apostolo Pedro (pedrinha; gr petrus) e não estou aqui me referindo apenas a Igreja Católica que afirma isso.

Primeiramente precisamos entender que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16:16). Ele também é a pedra angular, ou seja, a principal. Quando Jesus fala com Pedro, Ele usa um trocadinho: Ele denomina o seu discípulo de “Pedro” (gr. Petros; pedra pequena) e logo em seguida diz: “sobre esta pedra (gr. Petra, grande rocha maciça/rochedo) edificarei a minha igreja”.

O texto em questão, trata do próprio Cristo como sendo a PETRA, alicerce inabalável da sua amada igreja. Inclusive mais adiante o apostolo Paulo deixa essa verdade bem clara em 1 Corintios 3:11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. O próprio Pedro em seus discursos vai ratifica que Jesus é a “pedra viva, eleita e preciosa que os edificadores reprovaram, mas foi aceita por Deus” (veja 1 Pe 2.4,6,7; At 4.11). Se voltarmos no tempo e analisarmos as palavras de Isaias, o mesmo vai profetizar a cerca do Messias como sendo a pedra principal "Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse" (Isaías 28:16). Ou seja, tanto no novo como no velho testamento, fica muito claro que Cristo é o fundamento da igreja e não Pedro.

É inegável a participação e colaboração do apostolo Pedro na expansão da igreja e na proclamação da Palavra de Deus. Ele foi uma pedra de extrema importância para o que vivemos hoje, pregando, edificando igrejas, ensinando a verdadeira palavra, escrevendo cartas e ganhando milhares de almas para o Reino de Deus. Mas precisamos tomar cuidado com a idolatria a homens e as atribuições indevida a eles, pois como já disse anteriormente, o próprio Pedro reconhecia Jesus como o principal fundamento da Igreja.

O apostolo Pedro entendia que ele era uma pequena (porem importantíssima) pedra nessa grande construção, assim como nós que também fazemos parte como pedrinhas na edificação da Igreja de Cristo. Nenhuma obra que esta edificada em homem prevalece, mas “os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Salmos 125:1). Talvez eu ou algum líder te decepcione algum dia, mais se você estiver com a sua casa edificada na PETRA verdadeira que é Cristo, pode ter certeza que Ele nunca ti desapontará e a sua fé será inabalável.

Deus te abençoe!

Ev. Lucas Cruz

Maio de 2020